Os benefícios da energia solar fotovoltaica são conhecidos, mesmo assim há dúvidas sobre o investimento, se a conta “fecha”, ou seja, se o retorno é atrativo, ou ainda se o custo beneficio de se investir em um sistema fotovoltaico de fato compensa.
Será que faz sentido investir em energia solar? Não tem resposta mais simples: SIM, para a maioria dos clientes de energia elétrica, a energia solar fotovoltaica é altamente viável financeiramente. O retorno é seguro e compensativo.
A seguir você confere um artigo para poder tirar as próprias conclusões sobre o custo beneficio econômico que você adquire de forma limpa e sustentável. São as principais variáveis que afetam o retorno financeiro sobre o investimento em energia solar.
Redução da tarifa
O primeiro ponto de retorno é a redução da tarifa de energia elétrica. Pois a energia solar tem a vantagem de ser obtida em lugares distantes das grandes redes de distribuição, de maneira isolada.
Com os painéis solares instalados e integrados ao sistema elétrico da concessionária, a energia que não for consumida é injetada na rede da concessionária local e revertida em créditos. Esses são compensados na próxima conta de energia, reduzindo o valor que seria cobrado.
Valorização do Imóvel
O segundo ponto de retorno é a valorização do imóvel. O sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica é uma melhoria na edificação. Por ser um recurso moderno e sustentável, o sistema de energia contribui para a valorização do imóvel em até 6%. O retorno patrimonial gerado é impossível não aparecer.
Pesquisa criada pelo Lawrence Berkeley Lab, divulgada no jornal New York Times, avaliou 23 mil casas em 8 estados americanos. De todos os clientes que faziam uso do sistema solar fotovoltaico de 3,6 kWp notaram uma valorização de pelo menos US$ 15 mil no valor de mercado, comparado a imóveis similares, porém sem o uso de energia solar.
É nítido que o retorno financeiro não vem apenas na redução da conta, mas também no ganho patrimonial do imóvel, esse investimento paga o custo da implantação do sistema solar com êxito.
Tempo pra retorno de investimento
O terceiro ponto de retorno é o tempo que o investimento demorará para que o custo de instalação se pague. O ‘payback’ representa o tempo necessário para que comece a dar lucro para o proprietário. O calculo é feito com base no levantamento do custo total do investimento e dividido pela economia proporcionada mensalmente.
Quanto maior é o valor da tarifa de energia da concessionária local, menor é o payback, ou seja, menos tempo leva para o investimento se concluir. Em um sistema residencial, o investimento se paga em torno de 6 anos.
Utilizando uma estimativa nacional, o tempo de retorno do investimento pode ser inferior a 5 anos ou superior a 8 anos. Desse modo, como os sistemas possuem mais de 25 anos de vida útil, e consideremos um investimento pago em 8 anos, serão mais de 17 anos de energia solar fotovoltaica gratuita.
A RenoVale Energia Solar realiza projetos e soluções em energia solar fotovoltaica, se preocupa com o consumidor e com o meio ambiente. Se você possui interesse em um sistema fotovoltaico, entre em contato com a nossa equipe e tenha um atendimento personalizado e solicite seu orçamento pelo e-mail: contato@renovaleenergia.com.br