Como economizar energia na sua empresa? Este é o grande desafio do empresário brasileiro ao tentar reduzir sistematicamente seus custos fixos. Com baixas margens de lucro em produtos, a economia na energia elétrica pode fazer a diferença na competitividade, ou até na sobrevivência de um negócio nos dias de hoje.
Existem estimativas onde o gasto em energia elétrica em supermercados, restaurantes e outros negócios de pequeno e médio porte pode ser o terceiro ou já o segundo maior custo fixo na planilha de gastos mensais.
Equipamentos novos, nos locais corretos
Compre sempre os aparelhos avaliados e certificados pelo PROCEL. Máquinas antigas costumam consumir muita energia. E isso vai doer no seu bolso!
É claro, você vai gastar para trocar seus equipamentos. Mas, além da aparência de seu estabelecimento, alcançará um retorno do investimento com a economia dessa energia.
A renovação dos equipamentos pode incluir não só os equipamentos responsáveis pela produção do seu negócio, mas também equipamentos acessórios, como luminárias, ar condicionado e ventiladores.
Investir em fontes alternativas de energia Já está em vigor uma norma do governo que permite o abatimento de créditos de energia solar da conta convencional de energia.
O investimento em energia solar tem se tornado cada vez mais acessível. Faça uma avaliação e verá que vale a pena o investimento.
Por ser renovável, sustentável e captada por um sistema de alta durabilidade, a energia solar se apresenta como um investimento com alto retorno, e as linhas de crédito disponíveis tornam extremamente viável adquirir um sistema para sua empresa ou residência. O sistema dura décadas, com pouca necessidade de manutenção e incrível potencial energético, reduzindo as contas de luz em mais de 95% em média. Isso sem contar os inúmeros benefícios ao meio ambiente.