O governo não financia projetos solares, atualmente os incentivos para o setor se concentram em favorecer tributariamente o uso da energia solar, por exemplo, sendo que uma fatia muito pequena do faturamento desse mercado vai para o governo através de alguns impostos. Muitas empresas conseguem isenção do IPI quando da compra do equipamento.
Embora não seja uma linha de crédito específica para financiamento de energia solar, bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil oferecem o Proger, para pessoas jurídicas.
O que é proger?
Proger é uma linha de crédito que contempla o financiamento energia solar para empresas, cujo faturamento anual não supere os R$ 7.500.000,00. Em linhas gerais, o valor do projeto não poderá ultrapassar R$1.000.000,00 para receber o financiamento energia solar e, apenas 80% do montante será financiado. Caso a empresa contenha em seu CNPJ, um CNAE relacionado a turismo, é possível que 90% do investimento necessário seja emprestado. Os prazos para amortizar o financiamento energia solar costumam ser de 60 a 72 meses, com carência de no máximo 1 ano. A taxa de juros costuma oscilar em torno de 1,1% a.m.
Em parceria com os bancos e financeiras, os sistemas solares podem ser 100% financiados, em até 120 meses.
Ao solicitar o seu orçamento, solicite também uma simulação de financiamento. Com a própria economia da conta de luz, é possível pagar as parcelas do financiamento.